A ESTOMATOLOGIA

Da palavra grega que significa, o conhecimento da boca, de stóma, -atos (boca) e logia (conhecimento).

  • A Estomatologia é a especialidade médica, de diferenciação médica-cirúrgica, que se dedica à investigação, estudo, diagnóstico, profilaxia e tratamento da patologia que afeta todas as estruturas da boca e anexos, integrando-a na patologia sistémica.

  • Inclui as anomalias do crescimento facial e as dismorfias orofaciais, bem como as alterações funcionais ou patológicas, orais e maxilares, odontogénicas e não odontogénicas, de origem inflamatória, infeciosa, traumática, genética ou tumoral.

  • Abrange as doenças das glândulas salivares e das articulações temporo-mandibulares, bem como a patologia médica e cirúrgica da mucosa oral, e demais tecidos que envolvem a cavidade oral, constituam ou não manifestação de doenças sistémicas e sua iatrogenia.

  • Especialidade com grande componente de Assistência Hospitalar, com diversos Serviços e Unidades integrados nas Instituições Hospitalares do SNS, abrangidos na Rede de Referenciação Hospitalar de Estomatologia do SNS.

 

SER ESTOMATOLOGISTA

Para ser médico especialista em Estomatologia é necessário ser médico, ou seja, ser detentor de licenciatura ou mestrado integrado em Medicina (6 anos) e ter concluído com aproveitamento o ano de formação geral do internato médico (1 ano). Cumpridos estes pré-requisitos, o médico submete-se ao exame de acesso à especialidade e posteriormente candidata-se a uma vaga de formação especializada em Estomatologia, iniciando então a sua diferenciação nesta especialidade (4 anos). Neste período, tal como em todos as 50 especilidades médicas existentes em Portugal, o médico desenvolve competências técnicas diversas, quer específicas da especialidade, quer comuns a outras especialidades, sendo alvo de avaliações anuais de caráter curricular, prático e teórico. No final deste período de formação é submetido a uma prova de avaliação nacional com as mesmas três componentes, cuja aprovação confere o grau de médico especialista em Estomatologia.

  • Em Portugal, a Estomatologia tem uma sub-especialidade em Ortodontia que tem cerca de 60 sub-especialistas reconhecidos.